E lá se vão 15 anos... Tá fazendo falta MeStre!

Flexslider

» » » » » » » » E lá se vão 15 anos... Tá fazendo falta MeStre!



Como pode um único homem marcar todo um país de tal maneira que consiga emocionar qualquer brasileiro 15 anos após sua partida? Porque esse único homem se chama AYRTON SENNA DA SILVA DO BRASIL !

Hoje, 1º de maio de 2009 completam-se 15 anos da tragédia que levou embora o maior piloto de todos os tempos, com mais de duas voltas de vantagem para o segundo colocado. Então, marcando o meu retorno após esse recesso de postagens aqui no cockpit F1, deixo registrado a minha singela homenagem ao tricampeão, nosso herói, Ayrton Senna do Brasil.

Conheço muitas pessoas que gostam muito de fórmula 1, entre eles, muitos não tiveram a oportunidade de acompanhar, em todas as suas emoções, a carreira de Senna. Contudo, se perguntarmos a estas pessoas quem foi Ayrton Senna, a resposta estará na ponta da língua.
Ayrton Senna marcou uma geração, aliás, marcou várias gerações, virou referência em reuniões de motivação empresarial, motivação pessoal, sua determinação é sempre lembrada nos consultórios de psicologia, enfim, inspiração e exemplo para qualquer brasileiro.
Mas Senna, dentro da fórmula 1 fez o que o mundo jamais imaginaria, ganhou respeito das autoridades e principalmente, mudou toda uma categoria esportiva.
Começou em 84 numa equipe pequena chamada Toleman, a Force India da época, e no primeiro ano já mostrou a que veio, praticamente vencendo o gp de mônaco, se não fosse Balestre a interromper a prova ao ver que Niki Lauda, o Schumacher da época, perderia a corrida. Senna chegou em segundo. Sua primeira vitória aconteceu em 1985 no gp de Estoril em Portugal, na Mclaren conquistou seus três títulos, que na verdade seriam quatro se não fosse a interferência novamente de Jean Marie Balestreteve inúmeros adversários, dentro e fora das pistas, porém, superou cada um deles. Senna não conseguia esconder sua frustração quando não vencia, subia no pódio triste, deixava seus companheiros pra trás e não se importava com o que a imprensa diria; ele estava pensando. Suas derrotas eram o combustível de suas vitórias, ele as sabia usar perfeitamente como motivação e superação. "Chegar em segundo é deixar de ser o primeiro, eu não ganhei o 2º, eu perdi o 1º lugar". E ele se motivava.
Algumas situações, somente Senna soube fazer, apenas ele teve a coragem de fazer, não é por suas vitórias e seus títulos que ele é considerado até hoje o melhor piloto de todos os tempos, é por sua atitude. Senna já jogou champagne no príncipe de mônaco, já passou com seu carro por baixo de uma arquibancada lotada, parou por diversas vezes para socorrer companheiros que se acidentavam, se revoltava com a demora ou até mesmo a inércia da organização de prova, já pegou carona com Nigel Mansell, já deu um soco em Eddie Irvine, colocou Prost para fora da pista em resposta ao ano anterior em que havia perdido o título, fez as últimas sete voltas apenas com a sexta marcha para vencer em casa, deu uma vitória de presente para Berger, ganhou um título largando em último lugar e chegando em primeiro, deu uma volta mágica em Donington Park sob chuva, ninguém o superava na chuva, virou rei no japão; foi chamado pelo mundo inteiro de "Simply the Best" e carregava a bandeira do Brasil orgulhosamente mostrando para o mundo inteiro "Eu sou brasileiro!". Para derrotar Senna, era preciso muito mais do que um grande carro, muito mais do que um grande piloto.
Todos seus recordes são lembrados como os verdadeiros. Schumacher pode possuir todos, mas ninguém se lembra quantos gp´s ele ganhou, e Senna venceu 41, ninguém se lembra quantas poles o alemão fez, e Senna marcou 65, Senna possui a primeira melhor volta de todos os tempos; a melhor ultrapassagem da fórmula 1, o maior vencedor do principado de mônaco; o piloto referência para todos os pilotos da atual geração.
Ayrton se foi, mas continua fazendo toda a diferença. O Instituto Ayrton Senna já ajudou mais de 11 milhões de crianças desde sua criação, atualmente, cerca de 2 milhões de crianças são amparadas pelo IAS, a ONU e a UNESCO concederam ao Instituto a Cátedra em Educação e Desenvolvimento Humano.
Eu ia postar uns vídeos aqui para que pudéssemos lembrar um pouco dos momentos maravilhosos e emocionantes que ele nos deu nas manhãs de domingo. Porém, meu amigo fã de Nelson Piquet e que quase me demitiu do Cockpit, já fez essa gentileza. Vale a pena lembrar e se emocionar com O MELHOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS.
Ayrton enfrentou problemas e colocava todo o seu potencial à prova, foi perseverante e desenvolveu suas habilidades, perdia e reagia, e era extremamente competitivo, 100% focado. Por isso foi o que foi, e é o que é.

Abraços Mestre!

Share

You may also like

Nenhum comentário

Feature